PROJETO COMUNITÁRIO PARA PREVENIR A DISCRIMINAÇÃO E A VIOLÊNCIA CONTRA RELIGIÕES NEGRAS E AFRICANAS

Em 2020, as mortes de George Floyd e Breonna Taylor chamaram a atenção internacional para a violência policial contra pessoas negras. Simultaneamente, a cobertura jornalística de chamadas discriminatórias para o 911 destacou o tipo de perfil racial que leva à criminalização de negros dormindo em um dormitório universitário, observando pássaros no Central Park e simplesmente existindo. Pode não parecer, à primeira vista, que a discriminação contra as religiões africanas esteja diretamente relacionada ao preconceito e à violência anti-negros contemporâneos. Mas nosso projeto assume um ponto de vista diferente.

Os principais objetivos deste projeto são mostrar como as religiões de matriz africana, especialmente as religiões ancestrais africanas (às vezes chamadas de religiões tradicionais africanas) e o islamismo afro-americano, devem estar no centro de qualquer análise do racismo anti-negro; que o racismo anti-negro não pode ser reduzido ou eliminado se os adeptos de religiões africanas forem ignorados; e que os próprios adeptos de religiões de matriz africana oferecem as abordagens necessárias para prevenir o racismo anti-negro.

 

Ao trabalhar com e para nossos parceiros comunitários, esperamos obter uma melhor compreensão dos tipos de discriminação que os devotos das religiões de matriz africana e os muçulmanos negros experimentam no século 21 e desenvolver soluções para ajudar a combater essa discriminação. Para esse fim, os participantes do nosso projeto (que foram selecionados de um conjunto robusto de candidatos internacionais) realizarão conversas e eventos no outono de 2022 para documentar, analisar e desenvolver soluções para a discriminação e a violência que eles e suas comunidades enfrentam como praticantes de religiões de matriz africana. Em 2023, os líderes e participantes do projeto se reunirão para um workshop de quatro dias para discutir suas descobertas e identificar como eles podem trabalhar juntos para reduzir a violência contra praticantes e comunidades religiosas de matriz africana. Durante o workshop, os participantes desenvolverão vários objetivos de curto prazo para ajudar a combater a discriminação. Após o workshop, o grupo se organizará em consórcios para implementar esses objetivos.

 

Nesta fase, os participantes da oficina incluem pessoas do Camdomblé, Lukumi, Hoodoo, Vodu, Islam, Palo Monte, Ifá, Orixá, Ogboni e Egbe. O projeto, que foi financiado pelo generoso apoio da Henry Luce Foundation, nos dará a oportunidade de trabalhar juntos pela solidariedade entre pessoas marcadas por diversas diferenças, como religião, idioma, nacionalidade e classe social, dentre outras. Os seguintes indivíduos são líderes e participantes do projeto que aceitaram que seus nomes fossem divulgados publicamente.

OS LÍDERES DO PROJETO

 
P15 (2).jpg
Danielle N. Boaz

www.religiousracism.org

Localização: Charlotte, Carolina do Norte (EUA)

 

Área de interesse: Liberdade Religiosa na Diáspora Africana, Racismo Religioso, Sacrifício Animal, Incêndio de Locais de Culto 

 

Biografia: Danielle N. Boaz é Professora Associada no Departamento de Africana Studies da Universidade da Carolina do Norte em Charlotte, onde leciona sobre direitos humanos, justiça social e direito. Ela tem Ph.D. em História, Juris Doctorate com concentração em Direito Internacional, e Master of Laws em Direitos Humanos Interculturais. Ela é co-editora-chefe do Journal of Africana Religions. Dra. Boaz também é advogada licenciada nos estados da Flórida e da Carolina do Norte. 

  • Facebook
  • Twitter
unnamed.jpg
Youssef J. Carter

Localização: Durham, Carolina do Norte (EUA)

 

Área de interesse: Islã na Diáspora Africana, Sufismo, Raça e Religião 

 

Biografia: Dr. Youssef Carter é Professor Assistente de Estudos da Religião e Kenan Rifai Fellow em Estudos Islâmicos na Universidade da Carolina do Norte-Chapel Hill. Sua pesquisa se concentra no empoderamento religioso dos negros entre os muçulmanos no sul da América e no Senegal. 

  • Twitter
author photo 2_edited.jpg
Edward E. Curtis IV

 

www.edward-curtis.com

Localização: Indianapolis, Indiana (EUA)

 

Área de interesse: Islã na diáspora africana, história religiosa afro-americana 

 

Biografia: Edward E. Curtis IV é o William and Gail M. Plater Chair of the Liberal Arts e professor de religião na Universidade de Indiana, em Indianápolis. Autor e editor de mais de uma dúzia de livros sobre a história e a vida dos negros, muçulmanos e árabes americanos, Dr. Curtis foi cofundador do Journal of Africana Religions. 

  • Twitter

NOSSOS PARCEIROS COMUNITÁRIOS

Malika Ali headshot.jpg
Malika Ali

https://highlanderinstitute.org/

Afiliação Religiosa: Muçulmana

Localização: Cidade de Nova York, Nova York (EUA)

 

Área de interesse: Estou interessado em aprender mais sobre discriminação racial e religiosa em espaços escolares do ensino infantil, fundamental e médio com o objetivo de compartilhar oportunidades para educadores protegerem melhor os alunos e nutrir o pluralismo cultural e religioso 

 

Biografia: Como Diretora de Inovação do Highlander Institute, Malika é responsável pelas abordagens para a transformação equitativa de escolas, bem como pela implementação de programas em sistemas estaduais, distritais e escolares. Por meio de uma pedagogia culturalmente receptiva e sustentável, abordagens comunitárias para gerenciamento de mudanças e práticas liberatórias de dados, Malika e sua equipe trabalham para garantir que todas as crianças tenham acesso e possam tirar proveito de uma educação capacitadora. Por meio deste projeto, Malika está interessada em entender melhor como estudantes muçulmanos negros em espaços de educação infantil e fundamental sofrem discriminação religiosa nas escolas com o objetivo de desenvolver orientações para educadores e administradores para melhor apoiar práticas de ensino equitativas. 

  • Twitter
E.Basnight enhanced.jpg
Emanuel Basnight

www.bybasnight.com

Afiliação Religiosa: Praticante de Hoodoo da matriz AME Zion e Devoto Ancestral Afro-Americano

Localização: Chicago, IL, EUA

 

Área de interesse: Discriminação intra-RTA (Religião Tradicional Africana) contra Hoodoo; Discriminação geracional contra práticas de recuperação de RTA.

 

Biografia: Crescendo em uma família AME Zion espiritualmente conservadora do nordeste da Carolina do Norte, Emanuel Basnight estava ciente das lacunas que o cristianismo deixou nas conversas sobre a identidade espiritual negra americana desde tenra idade. Não foi até a morte de sua mãe em 2012 que Emanuel reconheceu seus espíritos ancestrais, adivinhação, espíritos da natureza, sonhos proféticos e outras atividades que o levaram ao Hoodoo. Como profissional de estratégia de marketing há 20 anos, Emanuel combinou seu amor por negócios, educação, branding e espiritualidade na criação de Brands by Basnight (2018), uma empresa artesanal de cuidados com a pele à base de plantas e Bless the Roads (2021), uma empresa de bens espirituais dedicada à espiritualidade negra. 

  • Instagram
WhatsApp Image 2022-01-13 at 9.37.14 AM.jpeg
Gustavo Melo Cerqueira

www.religiousracism.org

Título Religioso:  Babalorixá, Ilê Axé Omi Ogun siwajú

Localização: São Félix, Bahia (Brasil)

 

Área de interesse: Territórios de comunidades negras tradicionais; antinegritude; interseção entre performance e política.  

 

Biografia: Babalorixá do Ilê Axé Omi Ogun siwajú, Gustavo também é ator, diretor e dramaturgo. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Mestre de Artes e Doutor em Estudos Africanos e da Diáspora Africana pela Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos, é autor de artigos publicados nas áreas de teatro, performance e estudos da religião em periódicos e livros nacionais e internacionais. Atualmente, Gustavo trabalha em parceria com organizações nacionais e internacionais no enfrentamento ao racismo religioso. 

  • Instagram
  • Instagram
Aline de Jesus.jpg
Aline J. Cruz

Afiliação religiosa:  Candomblé

Localização: Salvador, Bahia (Brasil)

 

Área de interesse: Articulação política entre comunidades de terreiro para o enfrentamento ao racismo religioso. 

 

Biografia: Mestranda no Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia (PÓS-AFRO / UFBA). Integrante do Grupo de Pesquisa ÍTAN – Poéticas da imagem: outras grafias, narrativas insurgentes. Ativista na Frente Nacional Makota Valdina e candomblecista do Centro do Caboclo Tupiniquim.

  • Instagram
Desir Headshot_Zeta.jpg
Dra. Charlene Desir

http://tenglobal.org/

Título Religioso: Manbo Vin Pou We na Tradição Vodu - Membro do Sosyete Nago - Jacmel, Haiti

Localização: Sul da Flórida (EUA) and Jacmel (Haiti)

 

Área de interesse: Viés na educação - administro programas de verão para jovens baseados na epistemologia do Vodu para preencher essa lacuna

 

Biografia: Sou professora pesquisadora no sul da Flórida e uma Manbo (Sacerdotisa) iniciada em Sosyete Nago, no Haiti. Como psicóloga escolar haitiana, meu trabalho está focado na libertação cognitiva, psicológica e espiritual de pessoas afrodescendentes. Eu ensino estudantes de pós-graduação em educação e facilito programas de enriquecimento de alfabetização cultural psicossocial para jovens afrodescendentes​. 

no photo available.jpg
Ana Emilia Martins Gualberto

 

Título Religioso:  Iya Ana D' Osun, Egbom Ilê Axé Ofá Omi Layo

Localização: Salvador, Bahia (Brasil)

 

Área de interesse: Me interessa todos os aspectos referentes à manutenção da religiosidade de matriz africana, procuro ler e incidir em várias temáticas, mas em especial na manutenção do territórios, ataques aos defensores e defensoras, acirramento das violências e ataques aos templos e aplicabilidade das politicas publicas já constituídas.  

 

Biografia: Historiadora (UERJ) e Mestra em Cultura e Sociedade (UFBA). Tem foco na área de pesquisa histórica e consultorias com ênfase em história da população negra  atuando principalmente nos temas: identidade étnico racial, direitos humanos, população negra, comunidades remanescentes de quilombo, comunidades negras tradicionais, intolerância e racismo religioso, mulheres negras e cultura afro-brasileira. 

  • Facebook
  • Instagram
2021_May_04_Kahdeidra- 6.jpg
Manbo Dra. Kahdeidra Monét Martin

www.kahdeidramartin.com; https://profiles.stanford.edu/kahdeidra-martin

Título Religioso: Manbo Asogwe (Vodu haitiano)

Localização: Palo Alto, California (EUA)

 

Área de interesse: discriminação contra jovens, educadores e famílias nas escolas; violência discursiva em livros e mídias infantis; racismo linguístico contra letramentos religiosos da diáspora africana

 

Biografia: Manbo Dra. Kahdeidra Monét Martin é atualmente bolsista de pós-doutorado em Educação na Universidade de Stanford. Através das lentes da teoria crítica da raça, interseccionalidade e translinguagem, o Dra. Martin examina a raciolinguística e a co-naturalização da linguagem, raça e espiritualidade na vida dos afrodescendentes globalmente. Ele usa sua experiência vivida, métodos qualitativos e participativos da comunidade para examinar a variação linguística, os discursos de desvio e as experiências interseccionais de grupos sub-representados na pesquisa educacional do ensino infantil, fundamental e médio - ou seja, jovens negros na elite, escolas independentes e jovens negros que são membros de religiões da diáspora africana. 

  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn
Arleth Marinho dos Santos Monteiro.jpg
Arleth Marinho dos Santos Monteiro

 

Título Religioso:  Egbome do Terreiro do Cobre/ Líder religiosa de Omiró e do Obá

Localização: Jussari, Bahia (Brasil)

 

Área de interesse: Representação das religiões de matriz africana nos conselhos populares, preconceito na educação e nos espaços públicos.  

 

Biografia: Egbomi do terreiro do Cobre e líder religiosa de Omiró e do Obá, Arleth Marinho dos Santos Monteiro é graduada em pedagogia (FAEM - Ibicaraí-BA) e pós-graduada em Planejamento Educacional (UNIVERSO- RJ). É compositora, cantora e poeta. 

  • Facebook
Nisagreenpic.JPG
Dra. Nisa Muhammad 

Localização: Howard University (EUA)

 

Área de interesse: Estudantes muçulmanos negros em Historically Black Colleges and Universities (HBCUs) [Universidades e Faculdades Predominantemente Negras] e Predominantly White Institutions (PWIs) [Instituições Predominantemente Brancas], como os muçulmanos afro-americanos compreendem o Alcorão, as relações cristãs muçulmanas, o islamismo e a história negra, a capelania islâmica, o islamismo e as mulheres e a história dos designers de moda negros muçulmanos. 

 

Biografia: Dra. Nisa Muhammad é Reitora Assistente para Vida Religiosa na Universidade Howard. Ela é responsável pela programação religiosa que atende às várias necessidades do campus, defende as necessidades religiosas de uma população estudantil diversificada, dá aulas de enriquecimento pessoal não acadêmico sobre a tradição islâmica e trabalha em estreita colaboração como parte da equipe do Gabinete do Reitor da Capela onde os princípios orientadores são a Fé, o Serviço e a Justiça. Suas outras responsabilidades incluem a organização de cultos muçulmanos e devoção, aconselhando estudantes, professores e funcionários. Ela também responde a uma infinidade de perguntas e desafios de raça a religião e relacionamentos. Ela é conselheira da Juvenile Justice Advocates Organization, da Muslim Students Association, do Chess Club e da Nepalese Students Association. Ela também trabalha em estreita colaboração com jovens muçulmanos que se esforçam para afirmar sua fé em meio a circunstâncias desafiadoras, como ser negro e muçulmano, e como se tornar mais religioso em um mundo de tentações. Sua porta está aberta a todos os alunos que se dirigem à sua cadeira com perguntas e preocupações sobre a vida, o amor e a busca da felicidade. 

Alashe Michael Oshoosi_edited.jpg
Alashe Michael Oshoosi

https://oshoosi.com/

Título Religioso: Olorixá na religião Yoruba Orixá-Ifá

Localização: EUA

Biografia: Meu nome religioso e popular é Alashe Michael Oshoosi (Ph.D., JD) e eu sou um sacerdote ou “olorisha” na religião Yoruba Orisha-Ifa (ou seja, em sua variante afro-cubana “Lucumi”) . Entrei nesta fé em 1983. E minhas “coroas” ou iniciações são para os orixás Oshoosi e Oya. Meu site se chama “Oshoosi.com” e meu canal no YouTube se chama “Alashe Michael Oshoosi”. Com base em minha formação (Ph.D. em Psicologia Clínica e Social pelo Wright Institute, Berkeley, Califórnia, 1976, e Juris Doctorate em direito pela Boalt Hall School of Law, UC Berkeley, 1981), atualmente trabalho na área de saúde mental. 

rashad.jpg
Dra. Kameelah Mu'Min Rashad

 

https://linktr.ee/kameelahrashad

Afiliação Religiosa: Islamismo

Localização: Chicago, IL (EUA)

 

Área de interesse: Invisibilidade interseccional muçulmana negra, psicologia muçulmana negra, adultos emergentes muçulmanos negros (formação de identidade)

 

Biografia: Dra. Kameelah Mu'Min Rashad é fundadora e presidente da Muslim Wellness Foundation (MWF). Através do MWF, Dra. Mu'Min Rashad estabeleceu o Instituto Omar ibn Said para Estudos e Pesquisas Muçulmanas Negras, a Conferência Anual de Psicologia Muçulmana Negra e a Bolsa de Líderes Emergentes Profundamente Enraizados para jovens adultos muçulmanos negros. Dra. Rashad também é Professora Assistente de Psicologia e Estudos Muçulmanos no Seminário Teológico de Chicago. 

  • Instagram
  • Twitter
Marcos .jpg
Marcos Rezende

Título Religioso:  Ogan de Ewá e Ojuobá da Casa de Oxumarê - Ilê Oxumarê Axé Araká Ogodô

Localização: Salvador, Bahia (Brasil)

 

Área de interesse: Violência contra povos de terreiro, de forma ampla, principalmente em casos promovidos por outras denominações religiosas. Pesquisador sobre patrimônios de candomblé.  

 

Biografia: Historiador e professor da rede pública de ensino da Bahia, no Brasil. Escritor, mestre em Gestão e Desenvolvimento Social pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador sobre patrimônios imateriais de candomblé. 

  • Instagram
Elisia Maria de Jesus Santos.jpg
Elisia Maria de Jesus Santos

 

https://sociologaelisiasantos.blogspot.com/

Título Religioso:  Dangbesi do Humkpame Savalu Vodun Zo

Localização: Salvador, Bahia (Brasil)

 

Área de interesse: Direitos humanos, educação e saúde.  

 

Biografia: Dangbesi do Hunpkame Savalu Vodun Zo Kwe, Historiadora (UNYLEYA), Socióloga (UFBA), Psicopedagoga (Dom Bosco) e Mestre em Ciências Sociais (UFBA). Tem foco na área de gênero, raça e religião com ênfase em sociologia e história da população negra, atuando principalmente nos temas: intolerância e racismo religioso, direitos humanos, cidadania e ética e patrimônio imaterial. Atualmente é professora da UNYLEYA, UFBA, tutora EAD da UNEB e professora de ensino médio do SESC. 

  • Instagram
george turnage.jpeg
George Raymond Turnage (Chief Mayegun Isese Agbaye, Gro Yatandé Novayon Andaïzol) 

Grohungan@gmail.com

Título Religioso: Am Pere Ayzan (Voodoo Ayzan)

Localização: Gouldsboro e Philadelphia, Pennsylvania (EUA)

 

Área de interesse: Direito à Terra de Templos Religiosos, Sacrifício de Animais, Emprego Discriminativo e Preconceito na Educação 

 

Biografia: Eu sou o Presidente do Congresso Nacional de Religião Africana e o Chefe da Casa Espiritual LePeristyle Haitian Sanctuary. 

  • Twitter