top of page

PROJETO COMUNITÁRIO PARA PREVENIR A DISCRIMINAÇÃO E A VIOLÊNCIA CONTRA RELIGIÕES NEGRAS E AFRICANAS

Em 2020, as mortes de George Floyd e Breonna Taylor chamaram a atenção internacional para a violência policial contra pessoas negras. Simultaneamente, a cobertura jornalística de chamadas discriminatórias para o 911 destacou o tipo de perfil racial que leva à criminalização de negros dormindo em um dormitório universitário, observando pássaros no Central Park e simplesmente existindo. Pode não parecer, à primeira vista, que a discriminação contra as religiões africanas esteja diretamente relacionada ao preconceito e à violência anti-negros contemporâneos. Mas nosso projeto assume um ponto de vista diferente.

​

Os principais objetivos deste projeto são mostrar como as religiões de matriz africana, especialmente as religiões ancestrais africanas (às vezes chamadas de religiões tradicionais africanas) e o islamismo afro-americano, devem estar no centro de qualquer análise do racismo anti-negro; que o racismo anti-negro não pode ser reduzido ou eliminado se os adeptos de religiões africanas forem ignorados; e que os próprios adeptos de religiões de matriz africana oferecem as abordagens necessárias para prevenir o racismo anti-negro.

 

Ao trabalhar com e para nossos parceiros comunitários, esperamos obter uma melhor compreensão dos tipos de discriminação que os devotos das religiões de matriz africana e os muçulmanos negros experimentam no século 21 e desenvolver soluções para ajudar a combater essa discriminação. Para esse fim, os participantes do nosso projeto (que foram selecionados de um conjunto robusto de candidatos internacionais) realizarão conversas e eventos no outono de 2022 para documentar, analisar e desenvolver soluções para a discriminação e a violência que eles e suas comunidades enfrentam como praticantes de religiões de matriz africana. Em 2023, os líderes e participantes do projeto se reunirão para um workshop de quatro dias para discutir suas descobertas e identificar como eles podem trabalhar juntos para reduzir a violência contra praticantes e comunidades religiosas de matriz africana. Durante o workshop, os participantes desenvolverão vários objetivos de curto prazo para ajudar a combater a discriminação. Após o workshop, o grupo se organizará em consórcios para implementar esses objetivos.

 

Nesta fase, os participantes da oficina incluem pessoas do Camdomblé, Lukumi, Hoodoo, Vodu, Islam, Palo Monte, Ifá, Orixá, Ogboni e Egbe. O projeto, que foi financiado pelo generoso apoio da Henry Luce Foundation, nos dará a oportunidade de trabalhar juntos pela solidariedade entre pessoas marcadas por diversas diferenças, como religião, idioma, nacionalidade e classe social, dentre outras. Os seguintes indivíduos são líderes e participantes do projeto que aceitaram que seus nomes fossem divulgados publicamente.

OS LÍDERES DO PROJETO

Anchor 1
P15 (2).jpg
Danielle N. Boaz

​

www.religiousracism.org

​

Localização: Charlotte, Carolina do Norte (EUA)

 

Área de interesse: Liberdade Religiosa na Diáspora Africana, Racismo Religioso, Sacrifício Animal, Incêndio de Locais de Culto 

 

Biografia: Danielle N. Boaz é Professora Associada no Departamento de Africana Studies da Universidade da Carolina do Norte em Charlotte, onde leciona sobre direitos humanos, justiça social e direito. Ela tem Ph.D. em História, Juris Doctorate com concentração em Direito Internacional, e Master of Laws em Direitos Humanos Interculturais. Ela é co-editora-chefe do Journal of Africana Religions. Dra. Boaz também é advogada licenciada nos estados da Flórida e da Carolina do Norte. 

​

  • Facebook
  • Twitter
unnamed.jpg
Youssef J. Carter

​

Localização: Durham, Carolina do Norte (EUA)

 

Área de interesse: Islã na Diáspora Africana, Sufismo, Raça e Religião 

 

Biografia: Dr. Youssef Carter é Professor Assistente de Estudos da Religião e Kenan Rifai Fellow em Estudos Islâmicos na Universidade da Carolina do Norte-Chapel Hill. Sua pesquisa se concentra no empoderamento religioso dos negros entre os muçulmanos no sul da América e no Senegal. 

​

​

  • Twitter
author photo 2_edited.jpg
Edward E. Curtis IV

 

​

www.edward-curtis.com

​

Localização: Indianapolis, Indiana (EUA)

 

Área de interesse: Islã na diáspora africana, história religiosa afro-americana 

 

Biografia: Edward E. Curtis IV é o William and Gail M. Plater Chair of the Liberal Arts e professor de religião na Universidade de Indiana, em Indianápolis. Autor e editor de mais de uma dúzia de livros sobre a história e a vida dos negros, muçulmanos e árabes americanos, Dr. Curtis foi cofundador do Journal of Africana Religions. 

​

​

  • Twitter

NOSSOS PARCEIROS COMUNITÁRIOS

Malika Ali headshot.jpg
Malika Ali

​

https://highlanderinstitute.org/

​

Afiliação Religiosa: Muçulmana

​

Localização: Cidade de Nova York, Nova York (EUA)

 

Área de interesse: Estou interessado em aprender mais sobre discriminação racial e religiosa em espaços escolares do ensino infantil, fundamental e médio com o objetivo de compartilhar oportunidades para educadores protegerem melhor os alunos e nutrir o pluralismo cultural e religioso 

 

Biografia: Como Diretora de Inovação do Highlander Institute, Malika é responsável pelas abordagens para a transformação equitativa de escolas, bem como pela implementação de programas em sistemas estaduais, distritais e escolares. Por meio de uma pedagogia culturalmente receptiva e sustentável, abordagens comunitárias para gerenciamento de mudanças e práticas liberatórias de dados, Malika e sua equipe trabalham para garantir que todas as crianças tenham acesso e possam tirar proveito de uma educação capacitadora. Por meio deste projeto, Malika está interessada em entender melhor como estudantes muçulmanos negros em espaços de educação infantil e fundamental sofrem discriminação religiosa nas escolas com o objetivo de desenvolver orientações para educadores e administradores para melhor apoiar práticas de ensino equitativas. 

​

​

  • Twitter
E.Basnight enhanced.jpg
Emanuel Basnight

​

www.bybasnight.com

​

Afiliação Religiosa: Praticante de Hoodoo da matriz AME Zion e Devoto Ancestral Afro-Americano

​

Localização: Chicago, IL, EUA

 

Área de interesse: Discriminação intra-RTA (Religião Tradicional Africana) contra Hoodoo; Discriminação geracional contra práticas de recuperação de RTA.

 

Biografia: Crescendo em uma família AME Zion espiritualmente conservadora do nordeste da Carolina do Norte, Emanuel Basnight estava ciente das lacunas que o cristianismo deixou nas conversas sobre a identidade espiritual negra americana desde tenra idade. Não foi até a morte de sua mãe em 2012 que Emanuel reconheceu seus espíritos ancestrais, adivinhação, espíritos da natureza, sonhos proféticos e outras atividades que o levaram ao Hoodoo. Como profissional de estratégia de marketing há 20 anos, Emanuel combinou seu amor por negócios, educação, branding e espiritualidade na criação de Brands by Basnight (2018), uma empresa artesanal de cuidados com a pele à base de plantas e Bless the Roads (2021), uma empresa de bens espirituais dedicada à espiritualidade negra. 

​

​

  • Instagram
WhatsApp Image 2022-01-13 at 9.37.14 AM.jpeg
Gustavo Melo Cerqueira

​

www.religiousracism.org

​

Título Religioso:  Babalorixá, Ilê Axé Omi Ogun siwajú

​

Localização: São Félix, Bahia (Brasil)

 

Área de interesse: Territórios de comunidades negras tradicionais; antinegritude; interseção entre performance e política.  

 

Biografia: Babalorixá do Ilê Axé Omi Ogun siwajú, Gustavo também é ator, diretor e dramaturgo. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Mestre de Artes e Doutor em Estudos Africanos e da Diáspora Africana pela Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos, é autor de artigos publicados nas áreas de teatro, performance e estudos da religião em periódicos e livros nacionais e internacionais. Atualmente, Gustavo trabalha em parceria com organizações nacionais e internacionais no enfrentamento ao racismo religioso. 

​

​

  • Instagram
  • Instagram
Aline de Jesus.jpg
Aline J. Cruz

​

Afiliação religiosa:  Candomblé

​

Localização: Salvador, Bahia (Brasil)

 

Área de interesse: Articulação política entre comunidades de terreiro para o enfrentamento ao racismo religioso. 

 

Biografia: Mestranda no Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia (PÓS-AFRO / UFBA). Integrante do Grupo de Pesquisa ÍTAN – Poéticas da imagem: outras grafias, narrativas insurgentes. Ativista na Frente Nacional Makota Valdina e candomblecista do Centro do Caboclo Tupiniquim.

​

​

  • Instagram
Desir Headshot_Zeta.jpg
Dra. Charlene Desir

​

http://tenglobal.org/

​

Título Religioso: Manbo Vin Pou We na Tradição Vodu - Membro do Sosyete Nago - Jacmel, Haiti

​

Localização: Sul da Flórida (EUA) and Jacmel (Haiti)

 

Área de interesse: Viés na educação - administro programas de verão para jovens baseados na epistemologia do Vodu para preencher essa lacuna

 

Biografia: Sou professora pesquisadora no sul da Flórida e uma Manbo (Sacerdotisa) iniciada em Sosyete Nago, no Haiti. Como psicóloga escolar haitiana, meu trabalho está focado na libertação cognitiva, psicológica e espiritual de pessoas afrodescendentes. Eu ensino estudantes de pós-graduação em educação e facilito programas de enriquecimento de alfabetização cultural psicossocial para jovens afrodescendentes​. 

​

​

no photo available.jpg
Ana Emilia Martins Gualberto

​

 

Título Religioso:  Iya Ana D' Osun, Egbom Ilê Axé Ofá Omi Layo

​

Localização: Salvador, Bahia (Brasil)

 

Área de interesse: Me interessa todos os aspectos referentes à manutenção da religiosidade de matriz africana, procuro ler e incidir em várias temáticas, mas em especial na manutenção do territórios, ataques aos defensores e defensoras, acirramento das violências e ataques aos templos e aplicabilidade das politicas publicas já constituídas.  

 

Biografia: Historiadora (UERJ) e Mestra em Cultura e Sociedade (UFBA). Tem foco na área de pesquisa histórica e consultorias com ênfase em história da população negra  atuando principalmente nos temas: identidade étnico racial, direitos humanos, população negra, comunidades remanescentes de quilombo, comunidades negras tradicionais, intolerância e racismo religioso, mulheres negras e cultura afro-brasileira. 

​

​

  • Facebook
  • Instagram
Priscila.jpg
Priscila Kally

​

 

Afiliação Religiosa: Candomblé

​

Localização: Niterói, Rio de Janeiro

 

Área de interesse: Combater o preconceito racial estrutural, de cor, e todo qualquer preconceito contra religiões de matrizes africanas.  

 

Biografia:

Bailarina, cantora e professora de dança.

Por ser afrodescendente, viver de arte e ser do candomblé.

Sofri e sofro inúmeras tipos de preconceitos, acima de tudo por ser fora do padrão, de mulher branca impostas na dança e na música, além de ser neuroatipica, potencializa todo preconceito, com tudo pretendendo usar o meu trabalho para tentar combater o racismo e preconceitos.

​

​

2021_May_04_Kahdeidra- 6.jpg
Manbo Dra. Kahdeidra Monét Martin

​

www.kahdeidramartin.com; https://profiles.stanford.edu/kahdeidra-martin

​

Título Religioso: Manbo Asogwe (Vodu haitiano)

​

Localização: Palo Alto, California (EUA)

 

Área de interesse: discriminação contra jovens, educadores e famílias nas escolas; violência discursiva em livros e mídias infantis; racismo linguístico contra letramentos religiosos da diáspora africana

 

Biografia: Manbo Dra. Kahdeidra Monét Martin é atualmente bolsista de pós-doutorado em Educação na Universidade de Stanford. Através das lentes da teoria crítica da raça, interseccionalidade e translinguagem, o Dra. Martin examina a raciolinguística e a co-naturalização da linguagem, raça e espiritualidade na vida dos afrodescendentes globalmente. Ele usa sua experiência vivida, métodos qualitativos e participativos da comunidade para examinar a variação linguística, os discursos de desvio e as experiências interseccionais de grupos sub-representados na pesquisa educacional do ensino infantil, fundamental e médio - ou seja, jovens negros na elite, escolas independentes e jovens negros que são membros de religiões da diáspora africana. 

​

​

  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn
Arleth Marinho dos Santos Monteiro.jpg
Arleth Marinho dos Santos Monteiro

​

 

Título Religioso:  Egbome do Terreiro do Cobre/ Líder religiosa de Omiró e do Obá

​

Localização: Jussari, Bahia (Brasil)

 

Área de interesse: Representação das religiões de matriz africana nos conselhos populares, preconceito na educação e nos espaços públicos.  

 

Biografia: Egbomi do terreiro do Cobre e líder religiosa de Omiró e do Obá, Arleth Marinho dos Santos Monteiro é graduada em pedagogia (FAEM - Ibicaraí-BA) e pós-graduada em Planejamento Educacional (UNIVERSO- RJ). É compositora, cantora e poeta. 

​

​

  • Facebook
Nisagreenpic.JPG
Dra. Nisa Muhammad 

​

Localização: Howard University (EUA)

 

Área de interesse: Estudantes muçulmanos negros em Historically Black Colleges and Universities (HBCUs) [Universidades e Faculdades Predominantemente Negras] e Predominantly White Institutions (PWIs) [Instituições Predominantemente Brancas], como os muçulmanos afro-americanos compreendem o Alcorão, as relações cristãs muçulmanas, o islamismo e a história negra, a capelania islâmica, o islamismo e as mulheres e a história dos designers de moda negros muçulmanos. 

 

Biografia: Dra. Nisa Muhammad é Reitora Assistente para Vida Religiosa na Universidade Howard. Ela é responsável pela programação religiosa que atende às várias necessidades do campus, defende as necessidades religiosas de uma população estudantil diversificada, dá aulas de enriquecimento pessoal não acadêmico sobre a tradição islâmica e trabalha em estreita colaboração como parte da equipe do Gabinete do Reitor da Capela onde os princípios orientadores são a Fé, o Serviço e a Justiça. Suas outras responsabilidades incluem a organização de cultos muçulmanos e devoção, aconselhando estudantes, professores e funcionários. Ela também responde a uma infinidade de perguntas e desafios de raça a religião e relacionamentos. Ela é conselheira da Juvenile Justice Advocates Organization, da Muslim Students Association, do Chess Club e da Nepalese Students Association. Ela também trabalha em estreita colaboração com jovens muçulmanos que se esforçam para afirmar sua fé em meio a circunstâncias desafiadoras, como ser negro e muçulmano, e como se tornar mais religioso em um mundo de tentações. Sua porta está aberta a todos os alunos que se dirigem à sua cadeira com perguntas e preocupações sobre a vida, o amor e a busca da felicidade. 

Alashe Michael Oshoosi_edited.jpg
Alashe Michael Oshoosi

​

https://oshoosi.com/

​

Título Religioso: Olorixá na religião Yoruba Orixá-Ifá

​

Localização: EUA

​

Biografia: Meu nome religioso e popular é Alashe Michael Oshoosi (Ph.D., JD) e eu sou um sacerdote ou “olorisha” na religião Yoruba Orisha-Ifa (ou seja, em sua variante afro-cubana “Lucumi”) . Entrei nesta fé em 1983. E minhas “coroas” ou iniciações são para os orixás Oshoosi e Oya. Meu site se chama “Oshoosi.com” e meu canal no YouTube se chama “Alashe Michael Oshoosi”. Com base em minha formação (Ph.D. em Psicologia Clínica e Social pelo Wright Institute, Berkeley, Califórnia, 1976, e Juris Doctorate em direito pela Boalt Hall School of Law, UC Berkeley, 1981), atualmente trabalho na área de saúde mental. 

​

​

rashad.jpg
Dra. Kameelah Mu'Min Rashad

​

 

​

https://linktr.ee/kameelahrashad

​

Afiliação Religiosa: Islamismo

​

Localização: Chicago, IL (EUA)

 

Área de interesse: Invisibilidade interseccional muçulmana negra, psicologia muçulmana negra, adultos emergentes muçulmanos negros (formação de identidade)

 

Biografia: Dra. Kameelah Mu'Min Rashad é fundadora e presidente da Muslim Wellness Foundation (MWF). Através do MWF, Dra. Mu'Min Rashad estabeleceu o Instituto Omar ibn Said para Estudos e Pesquisas Muçulmanas Negras, a Conferência Anual de Psicologia Muçulmana Negra e a Bolsa de Líderes Emergentes Profundamente Enraizados para jovens adultos muçulmanos negros. Dra. Rashad também é Professora Assistente de Psicologia e Estudos Muçulmanos no Seminário Teológico de Chicago. 

​

​

  • Instagram
  • Twitter
Marcos .jpg
Marcos Rezende

​

Título Religioso:  Ogan de Ewá e Ojuobá da Casa de Oxumarê - Ilê Oxumarê Axé Araká Ogodô

​

Localização: Salvador, Bahia (Brasil)

 

Área de interesse: Violência contra povos de terreiro, de forma ampla, principalmente em casos promovidos por outras denominações religiosas. Pesquisador sobre patrimônios de candomblé.  

 

Biografia: Historiador e professor da rede pública de ensino da Bahia, no Brasil. Escritor, mestre em Gestão e Desenvolvimento Social pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador sobre patrimônios imateriais de candomblé. 

​

​

  • Instagram
Elisia Maria de Jesus Santos.jpg
Elisia Maria de Jesus Santos

​

 

​

https://sociologaelisiasantos.blogspot.com/

​

Título Religioso:  Dangbesi do Humkpame Savalu Vodun Zo

​

Localização: Salvador, Bahia (Brasil)

 

Área de interesse: Direitos humanos, educação e saúde.  

 

Biografia: Dangbesi do Hunpkame Savalu Vodun Zo Kwe, Historiadora (UNYLEYA), Socióloga (UFBA), Psicopedagoga (Dom Bosco) e Mestre em Ciências Sociais (UFBA). Tem foco na área de gênero, raça e religião com ênfase em sociologia e história da população negra, atuando principalmente nos temas: intolerância e racismo religioso, direitos humanos, cidadania e ética e patrimônio imaterial. Atualmente é professora da UNYLEYA, UFBA, tutora EAD da UNEB e professora de ensino médio do SESC. 

​

​

  • Instagram
george turnage.jpeg
George Raymond Turnage (Chief Mayegun Isese Agbaye, Gro Yatandé Novayon Andaïzol) 

​

Grohungan@gmail.com

​

Título Religioso: Am Pere Ayzan (Voodoo Ayzan)

​

Localização: Gouldsboro e Philadelphia, Pennsylvania (EUA)

 

Área de interesse: Direito à Terra de Templos Religiosos, Sacrifício de Animais, Emprego Discriminativo e Preconceito na Educação 

 

Biografia: Eu sou o Presidente do Congresso Nacional de Religião Africana e o Chefe da Casa Espiritual LePeristyle Haitian Sanctuary. 

  • Twitter
bottom of page